Hunter S. Thompson nasceu em 18 de julho de 1937 em Las Vegas e se matou em 20 de fevereiro de 2005 também em Las Vegas. Escreveu o livro, que depois virou filme, "Medo e Delírio em Las Vegas (Fear and Loathing in Las Vegas)" e, comentando a situação da sociedade americana, lançou a seguinte frase: "America is raising a Generation Of Dancers". O que ele quis dizer com essa frase, ninguém sabe direito. Mas eu diria que tem alguma coisa a ver com o suposto desajuste da nossa geração.
A questão é que o cara era influente em Vegas. Era uma das principais vozes da cidade. E hoje, se ligarmos a rádio e tivermos um pouco de sorte, a gente pode ouvir essa voz de novo. "Are we human or are we dancer?" é, de acordo com o próprio Brandon Flowers, um verso inspirado na frase do Hunter. Na verdade, toda a música pode ser lida como uma homenagem ao cara. "Close your eyes, clear your heart, cut the cord" tem muita cara de suicídio, mas, ao mesmo tempo, remete a uma despedida com um certo ar de ternura, respeito e, até mesmo, carinho.
Pensando assim, "Pay my respects to grace and virtue, Send my condolences to good. Give my regards to soul and romance. They always did the best they could." São frases que fazem eco com esse pensamento de desajuste e "fim dos tempos". Se eu concordo com isso? Que me importa? Toda geração foi considerada perdida por um ou outro motivo. A juventude sempre muda, sempre choca o sistema e o mundo continua redondo, as pessoas continuam dançando.
E, cá entre nós, além disso tudo, "human" é uma puta música. Alguns críticos a definiram como um encontro entre o Bruce "The Boss" Springsteen e o New Order. Eu não sei dizer se essa é a melhor definição para o single, mas que é uma releitura do caralho dos anos 80, isso ela é.
E, para quem viu a apresentação dos caras em Liverpool, no EMA, percebeu que os matadores estão melhores e mais Las Vegas do que nunca. Foda-se se acham eles chatos por que querem ser o novo U2. Melhor querer ser o novo U2 do que a nova Britney. O que me importa é que é mais um hit. The Killers did it again.